Faça logo o registro de marca e proteja os interesses da sua empresa.
A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Mas se engana quem acha que apenas a criação do CNPJ e o registro na Junta Comercial garantem a exclusividade na utilização de uma marca.
Por que registrar a minha marca?
A marca representa a identidade de uma empresa ou produto. Sem o registro da sua marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), você não possui direito a exclusividade do uso. Neste caso, qualquer pessoa pode utilizar sua marca, seja um concorrente ou não.
Você pode estar pensando “meu negócio é pequeno, isso nunca vai acontecer comigo” ou “eu sou MEI e não preciso disso” ou “sou profissional liberal, não faz sentido”.
A verdade é que não importa o tamanho do seu negócio nem seu segmento de atuação. Toda marca quando não registrada corre sérios riscos. Caso alguém registre a marca antes, mesmo ser ter seu CNPJ, você perde o direito sobre a identidade. O que é pior. Você pode receber até uma notificação extrajudicial proibindo a utilização da própria marca.
Sem mencionar no fato de que você será obrigado a investir na criação de uma nova identidade, tendo que mudar todo o seu material publicitário, de papelaria e de comunicação visual.
Será mesmo que vale a pena arriscar? Pense nisso!
O prejuízo causado vai muito além do seu bolso. Também existe uma perda imensurável no posicionamento de sua marca. Afinal, se você já tem uma clientela que gosta do seu atendimento e do seu produto, imagine ter que mudar sua marca da noite para o dia? Mesmo explicando a situação para seus clientes, muitas pessoas não vão entender, gerando incertezas e desconfianças, ou vão demorar mais para encontrar seu negócio.
Primeiramente, é preciso entender que uma marca, depois de conhecida, é capaz de se comunicar com os consumidores em função de suas características. Perder essa possibilidade devido a ausência do registro no INPI e correr o risco de ver a marca ser usada por outra instituição acarreta grandes prejuízos para o negócio.
Mas é caro registrar uma marca? Não!
Agora você já sabe qual é a importância do registro de marca. Sabe também que proteger a marca é garantir aos seus clientes confiabilidade na sua empresa. Por isso, não espere meses nem anos. Pode ser que não aconteça nada, mas e se acontecer?
Certamente, contratando a empresa certa, você não vai ter gasto; e sim um investimento para garantir sua tranquilidade e segurança. Pensando nisso, a Filogo Comunicação buscou uma importante parceria com a ABM – Assessoria Brasileira de Marcas, empresa com mais de 37 anos de experiência e presença em todas as regiões brasileiras.
Afinal, é muito importante que a relação de confiança construída com nossos clientes seja mantida através dos parceiros que indicamos.