Você lembra do Instagram em 2012?
Você postava fotos sem dar tanta importância pra estética ou o número de curtidas. Mas, à medida que a rede se consolidou como “a vitrine da internet” uma nova forma de usar o Instagram surgiu e hoje ele é usado profissionalmente.
Se você não vê resultados e quer transformar seu Instagram em uma máquina de engajamento, confira aqui algumas dicas sobre as novas atualizações e como elas podem afetar seu perfil na rede.
O que mudou no novo feed do Instagram?
No começo, o feed chegava para o usuário de forma cronológica. Mas você sabia que agora o conteúdo é mostrado de acordo com a relevância para o algoritmo? Ou seja, o Instagram decide o que é do interesse do usuário.
Muitos pediram para que os desenvolvedores do APP voltassem atrás com essa decisão. Assim, qualquer coisa que fosse postada teria visibilidade. Por outro lado, isso gerava mais conteúdo desinteressante para o consumidor, mas, ainda assim ele o veria.
O Instagram avisou que isso não vai acontecer! E ainda divulgou os novos critérios de funcionamento do algoritmo. Mas você sabe por que o feed não é mais cronológico?
Por que o Instagram limitou a visibilidade de conteúdo com o algoritmo?
A intenção desse mecanismo não é limitar o alcance dos seus stories, dos vídeos no IGTV ou dos seus posts no feed. O objetivo do novo algoritmo do Instagram é trazer a melhor experiência ao usuário, entregando somente aquilo que vai prender sua atenção. Assim, o usuário tem afinidade com o conteúdo que recebe e tem mais chances de voltar ao aplicativo, navegando pelo feed, story e vídeo. Além disso, o algoritmo também contribui para converter lucros para o Instagram porque os anunciantes também conseguem maior visibilidade no público que querem atingir.
Agora vamos entender como o algoritmo classifica as publicações como relevante ou não para um usuário.
Atenção: isso pode agregar muito para sua marca!
Fatores que determinam o que você vê no seu feed:
Há 3 fatores principais:
Interesse
Novidade
Relacionamento
E existem 3 fatores adicionais, mas não menos importantes:
Frequência
Seguidores
Tempo de uso
Entenda como as 3 principais funcionam:
1- Interesse:
Se você sempre curtiu conteúdos de determinado tipo, o Instagram concluirá que esses são de seu interesse.
Mesmo que as postagens tenham menos engajamento, elas podem aparecer no topo do seu feed e no início dos ícones dos stories. Nesse sentido, a categoria que você coloca seu perfil, o uso de hashtags, localização, legendas e marcações são muito importantes para a visibilidade da sua página. É assim que você receberá conteúdos de seu interesse.
2- Novidade:
As postagens mais recentes têm prioridade no seu feed. Mesmo que o post mais antigo tenha mais engajamento, o Instagram vai mostrar publicações recentes. Se na primeira hora de exposição do conteúdo ele não tiver bom engajamento no Instagram daquele perfil, ele perde posições mesmo sendo recente. Isso também explica o porquê de feed e story não terem uma cronologia linear.
3- Relacionamento:
Quanto maior a interação com suas publicações, maiores seus acessos. Você vai ver primeiro posts de páginas com que você mais interage. As postagens podem aparecer no topo do feed à medida que você procura por um perfil. Isso porque o algoritmo entende que você tende a gostar dessas publicações e pode não ter as visto. Assim, ao invés de procurar pelos perfis que você tem hábito de pesquisar, o Instagram disponibiliza ele para você de forma rápida. Em se tratando dos stories, quanto mais se vê de um perfil, mais conteúdo dele chegará para você antes dos demais.
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